AS Notícias Online
HOME ESPORTE GERAL POLÍCIA POLÍTICA EMPREGOS MULHERES AGENDA COLUNISTAS VÍDEOS
Bom dia - Itabira, sexta, 20 de fevereiro de 2026 Hora: 09:02

GERAL
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL É TRABALHADO NAS ESCOLAS DE CATAS ALTAS
13/03/2017

CATAS ALTAS(MG)- A Prefeitura de Catas Altas está retomando o trabalho de educação patrimonial nas escolas. Os trabalhos tiveram início no período do carnaval, quando todos os alunos estudaram o tema em sala de aula.

De acordo com a Coordenadora Pedagógica da Rede, Elaine Rodrigues, durante as semanas que antecederam a folia, todas as escolas desenvolveram atividades relacionadas ao carnaval. “Foram abordados o contexto histórico da festa, como ela chegou ao Brasil e em Catas Altas, o surgimento dos blocos, entre outras informações”, explica Elaine.

Durante as aulas, foram desenvolvidas diversas atividades, entre elas estudo dos textos e a produção de um estandarte por escola para utilização nos desfiles do carnaval na cidade.

Todo o material utilizado em sala de aula faz parte do “Projeto Garimpando Nosso Patrimônio” e é resultado de uma ampla pesquisa realizada pelo Chefe do Departamento de Cultura, Eder Siqueira Ayres, no setor de Patrimônio Cultural.

O carnaval de Catas Altas é patrimônio imaterial da cidade e foi inventariado em 2014. Segundo Eder, a festa tem uma importância cultural/tradicional muito grande para o município. “Tem toda uma história por trás e deve ser preservado como um bem que teve início nos moldes tradicionais com ritmos bem brasileiros. O carnaval catas-altense é sempre voltado para o lado familiar, da ordem, do respeito, sendo para todas as idades, agradando aos moradores e turistas”, destaca.

ICMS Cultural - Além da preocupação com a preservação do patrimônio, o resgate do projeto Garimpando visa ajudar o município a melhorar sua posição no ranking do ICMS Cultural, elaborado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG).

Na pontuação de 2017, referente ao trabalho desenvolvido no exercício de 2016, Catas Altas obteve 10,90 pontos. Em 2015, foi de apenas 1,95. A maior pontuação foi em 2011, quando o município chegou a 31,60 pontos.

Entre os bens tombados e registrados em Catas Altas, estão: Capela do Senhor do Bonfim; Capela e Cemitério; Capela Sagrado Coração de Jesus; Chafariz da Praça da Matriz; Colégio do Caraça; Ponte dos Perdões; Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da rua São Miguel; Elevado de Pedras “Bicame”e seu entorno em Quebra Ossos; Povoado do Morro d`Água Quente; Conjunto arquitetônico na sede; Conjunto da Praça Monsenhor Mendes; Gruta da Bocaina - RPPN – Santuário do Caraça; Igreja Matriz de N. Sra. da Conceição; Imagem do Arcanjo Miguel; Linguagem dos sinos; Modo de fazer artesanal dos vinhos de uva e jabuticaba e licores de Catas Altas; Núcleo Histórico de Catas Altas; Acervo arquitetônico e Paisagístico do Núcleo Urbano de Catas Altas; Praça Raymundo Gonçalves Viegas; Roda de Capoeira e/ou Ofício de Mestre da Capoeira; Ruínas de Moinhos e Caixas d`Água; Serra do Caraça; Sítio Arqueológico do Pico de Catas Altas.

O ICMS Cultural existe desde 1996, quando foi promulgada a lei Robin Hood. O levantamento leva em consideração as políticas de proteção ao patrimônio histórico realizadas pelo município, como a conservação dos bens históricos, investimento em cultura, reconhecimento dos bens culturais, legislação e elaboração de inventário de proteção ao acervo cultural. Na área de proteção, pontuam-se as categorias Centro Histórico, Conjunto Arquitetônico, Bem Imóvel e Bem Móvel. Em política cultural, destacam-se a atuação do Conselho Deliberativo de Patrimônio Histórico e o investimento em bens tombados.

ASCOM PMCA








INFORMAÇÃO COM RESPONSABILIDADE! Whatsapp: (31) 9 8863-6430
E-mail: contato@asnoticiasonline.com.br
AS Notícias Online 2026. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvedor: (31) 98883-9232
CONTATO
É proibida a reprodução desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.