ITABIRA(MG)- Segundo um estudo da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), um em cada dez brasileiros possui algum tipo de doença renal, sendo que 60% desconhecem a sua condição clínica. E esses números podem aumentar caso a população não tome o devido cuidado para manter um estilo de vida saudável. Para conscientizar e ajudar a prevenir o surgimento de novas doenças, no dia 09 de março é celebrado o Dia Mundial do Rim.

Em todo mundo ações de conscientização são realizadas com o intuito de evitar novos casos de Doença Renal Crônica (DRC), um mal que já afeta 10% da população mundial e é incidente em metade da população com mais de 75 anos, que sofre algum grau dessa doença. Em 2017, o tema da campanha é “Doença Renal e Obesidade: estilo de vida saudável para rins saudáveis” e tem o objetivo de alertar para um dos fatore de risco da DRC.
A obesidade contribui para o desenvolvimento de uma série de condições que levam ao desenvolvimento de problemas renais e, em casos mais graves, à diálise. A diabetes, hipertensão arterial e o estresse são apontados como um dos principais fatores para o desenvolvimento da DRC. Dessa forma, manter uma dieta balanceada e praticar esportes ajuda manter a saúde dos rins, conforme alerta o coordenador da hemodiálise do Hospital


Nossa Senhora das Dores (HNSD), o médico Marco Antônio Gomes. “As doenças renais são uma epidemia, é um problema de saúde pública. O tema da campanha deste ano é bastante atual. A obesidade acarreta uma série de outras doenças, como a diabetes, hipertensão e elevação de colesterol e triglicerídeos, que levam a DRC. Os pacientes com essa condição acabam indo para hemodiálise, o que, infelizmente, tem acontecido bastante”, explica o médico.
Como parte das atividades alusivas ao Dia Mundial do Rim, o HNSD realizou uma série de palestras voltadas para os profissionais de saúde de Itabira. No dia 08 de março, as atividades envolveram os colaboradores do hospital; e no dia 09 de março foi a vez dos médicos e enfermeiros da rede municipal de saúde terem acesso às discussões voltadas para a prevenção e tratamento das doenças renais.

.jpg)
“Quem trabalha na área de saúde é, também, um canal multiplicador. Quando fazemos uma campanha dentro do próprio hospital estamos alertando os funcionários e fazendo com que eles levem para suas famílias e seus bairros essa mensagem de qualidade de vida. E quando fazemos para outros colegas de fora, como aqueles que trabalham nos PSFs [Programa Saúde da Família], também estamos trabalhando um canal multiplicador, pois são eles que recebem primeiro esse paciente e se eles forem bem cuidados não chegam até a hemodiálise”, destaca Marco Antônio.
Para evitar desenvolver algum problema renal ou necessitar de tratamentos como a diálise é necessário ficar atento a alguns cuidados simples de saúde. “Estamos falando de sobrevida, de qualidade de vida. E como se faz isso? Previne! Estamos em uma campanha que incentiva essa melhor qualidade de vida, que se conquista com a prática de esportes, com uma dieta simples e objetiva, com maior ingestão de líquido e redução do estresse. Tudo isso ajuda a prevenir a doença renal”, orienta o médico.
ASCOM HNSD