AS Notícias Online
HOME ESPORTE GERAL POLÍCIA POLÍTICA EMPREGOS MULHERES AGENDA COLUNISTAS VÍDEOS
Bom dia - Itabira, segunda, 22 de dezembro de 2025 Hora: 06:12

GERAL
VISITA AOS CAMINHOS DRUMMONDIANOS É UMA OPÇÃO TURÃSTICA QUE SURPREENDE PARTICIPANTES
17/02/2017

ITABIRA(MG)- A Acita, Associação Comercial, Industrial de Serviços e Agropecuária de Itabira, desenvolve o Programa Empreender em parceria com a CACB, Confederação das Associações Comerciais do Brasil, com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais, Federaminas, e o Sebrae, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e pequenas Empresas. Nesta quinta-feira, 16 de fevereiro, em uma inciativa do núcleo de turismo do Programa Empreender foi realizado o 1º Famtour – Caminhos Drummondianos.

A ação teve um grande envolvimento de empresários da cadeia de turismo e representantes do poder público Municipal. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o Museu de Território Caminhos Drummondianos, o único museu de território com poesias no mundo. Um percurso que mistura história e cultura, uma contextualização da obra de um dos maiores poetas do Brasil: Carlos Drummond de Andrade.

O Famtour é realizado para promover o turismo e especializar os envolvidos, levando os profissionais nos pontos com capacidade de promoção turística para conhecer in loco os produtos e serviços que podem ser oferecidos aos seus clientes. Segundo Eugênio Müller, Presidente da Acita, essa iniciativa é de grande importância para conectar os atores que compõem a cadeia produtiva do turismo. “Um grande diferencial de Itabira é ser a terra de Drummond. Temos que aproveitar isso como valor. Atrair a iniciativa privada, que tem um olhar empreendedor, mais rico, pois consegue enxergar potencial de negócios e traduzir em geração de renda”, garante Eugênio.

O trajeto do 1º Famtour teve início na entrada da cidade onde uma escultura de Drummond parece desejar boas-vindas aos visitantes. O poema “A ilusão do migrante” marca o começo do “Caminhos Drummondianos”. Maria das Graças Lage Lacerda, mais conhecida como Dadá Lacerda, historiadora, palestrante e grande pesquisadora da obra do poeta itabirano, conduziu o grupo e em cada parada contava as histórias relacionadas aos poemas transcritos nas placas.

A emoção e o encantamento estavam estampados na face de cada um. “O Museu de Território Caminhos Drummondianos é uma coisa fantástica, fabulosa, que nós temos aqui. O projeto foi construído onde Drummond fez citações em sua obra, uma contexturalização. Temos 44 placas, todas colocadas em patrimônios históricos da cidade”, disse Dadá Lacerda. No caminho, os Drummonzinhos, projeto da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, recitaram os poemas e arrancaram aplausos do público. Em meio a Praça do Areão, onde está a locomotiva que representa o transporte que leva o minério de ferro de Itabira, a placa com o poema “O maior trem do mundo” destaca a relação de questionamento de Drummond com a Vale.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo, José Don Carlos Alves Santos acompanhou o trajeto e se encantou com as apresentações dos Drummonzinhos e com a riqueza da história por trás do museu de território. Para Don Carlos o turismo é uma importante via para promover a diversificação econômica do Município. “Precisamos incentivar a iniciativa privada que juntamente ao poder público pode ajudar e estimular a captação de recursos para incrementar o turismo na cidade”, afirma o Secretário.

O percurso terminou na Casa de Drummond, um sobrado do século XIX que foi residência da família do poeta e onde ele viveu a infância. Na placa de ferro fundido o poema “Casa” traduz toda a arquitetura com destaque para os jardins onde os versos demonstram a inspiração poética: “A mão de meu irmão desenha um jardim e ele surge da pedra. Há uma estrela no pátio. Uma estrela de rosa e de gerânio. Mas seu perfume não me encanta a mim. O que respiro é a glória de meu mano”. A Companhia Itabira de Teatro fez uma apresentação teatral do poema cantado, um espetáculo que fechou com chave de ouro a visita aos Caminhos Drummondianos.

“O que aconteceu aqui hoje demonstra que a proposta do Programa Empreender está sendo cumprida, que é a união para o trabalho, para fazer acontecer”, concluiu Selma Duarte Cruz, consultora do Empreender. Quem participou da caminhada pode vivenciar a obra de Drummond ligada aos fatos, locais e personalidades que marcaram a vida do poeta. A intenção é que todos sejam multiplicadores e facilitadores, para que as informações cheguem ao maior público possível.

Programa Empreender

O Programa Empreender teve início em março de 2016 e tem como proposta a criação de núcleos setoriais, que reúnem empresas do mesmo segmento para trabalho conjunto em busca do desenvolvimento das empresas e da economia local. Em Itabira o Empreender é estruturado pela Acita e já formou cinco núcleos setoriais, além do núcleo de turismo de Itabira, tem também o núcleo turismo Ipoema, núcleo de bares, restaurantes e lanchonetes, núcleo da beleza e das mulheres empreendedoras.

O núcleo de turismo Itabira se encontra toda segunda-feira, às 19h, na Acita com o objetivo de buscar soluções conjuntas para desenvolver e promover o turismo na cidade.

ASCOM ACITA








INFORMAÇÃO COM RESPONSABILIDADE! Whatsapp: (31) 9 8863-6430
E-mail: contato@asnoticiasonline.com.br
AS Notícias Online 2025. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvedor: (31) 98883-9232
CONTATO
É proibida a reprodução desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.