VALE CONFIRMA PAGAMENTO DA PLR PARA 24 DE FEVEREIRO E METABASE TENTAR EVITAR DESCONTO
Segundo o presidente do Sindicato Metabase de Itabira e Região, Paulo Soares de Souza, a Vale confirmou o pagamento da Participação dos Lucros e Resultados (PLR) referente ao ano passado para o dia 24 deste mês. A luta agora, revelou o sindicalista, é evitar que a empresa faça um desconto nesta remuneração variável.

De acordo com Paulo Soares, o teto da PLR será de 4,1 salários, mas a empresa alega que existe uma dívida dos trabalhadores, devido a dois adiantamentos salariais. O sindicalista defende o fim destes adiantamentos e principalmente o perdão destes valores, já que a empresa não pagou a PLR no ano passado.
“Tá confirmado o pagamento da Participação dos Resultados no dia 24 de fevereiro, isso é um ponto, o teto da PLR está em 4,1. Ano passado nós não recebemos a participação nos resultados, há uma discussão forte há mais de dois meses na questão da dívida do trabalhador que a Vale alega que são dois salários, mas isso é uma mentira. Estamos discutindo com a empresa e ela quer fazer um desconto de 0,9% deste adiantamento e continuamos a discutir para que ela esqueça isso e até o último momento vamos insistir nisso”, explicou o sindicalista.
Os empréstimos, o que Paulo Soares chamou de “aberração”, acabam atrapalhando as negociações com a empresa, segundo revelou. A tentativa agora, adiantou o representante dos trabalhadores, é evitar que a Vale realize estas manobras.
“A gente encerra esta questão de empréstimo, essa aberração e vamos tentar renegociar a PLR de 2017 e 2018 com o preço do minério beirando 90 dólares. O ideal é que a empresa não descontasse o salário, que a empresa pagasse os 4,1 salários a todos os trabalhadores [...] Estamos comunicando a categoria este pagamento no dia 24 de 2,7 salários [piso], já descontando o 0,9%”, disse o sindicalista.
ASCOM METABASE