A Empresa de Desenvolvimento de Itabira Ltda. (Itaurb) completou hoje 1º de fevereiro, 31 anos de serviços de limpeza urbana, vigilância patrimonial e obras públicas, prestados ao município de Itabira.
.jpg)
Segundo informação do atual diretor-presidente da Itaurb, Sebastião Onofre – Tãozinho, por mês a empresa recolhe duas mil toneladas de resíduos orgânicos – lixo doméstico; 900 toneladas de entulhos e materiais da construção civil – conhecido como coleta de apoio; nove toneladas de lixo hospitalar e resíduos de saúde e, recicla 400 toneladas de materiais. “Inclusive, a coleta seletiva em Itabira é referência nacional”, ressaltou Sebastião.

O setor de limpeza urbana conta com 384 funcionários responsáveis pela varrição, coletas, capinam manuais e químicas e, pela manutenção dos aterros sanitários e de inerte. Além da limpeza urbana, a Itaurb atua na vigilância patrimonial. São 295 rondantes cuidando dos imóveis e espaços públicos do município. Também atua no setor de obras, sendo 58 empregados disponíveis para executar obras públicas e a manutenção dos parques e praças da cidade. Conta com 53 motoristas e 35 funcionários no setor administrativo. A empresa tem 11 pontos de apoio fixos em diversos locais da cidade e nos distritos, além do escritório central.

História
A Itaurb foi inaugurada no dia 1º de fevereiro de 1986, por meio da lei municipal 2.308/1985. A coleta orgânica e de apoio deram início às atividades da empresa e, até hoje, os resíduos são recolhidos diariamente, seguindo roteiros e dias estabelecidos para todos os bairros e distritos. Da mesma maneira, funciona o serviço de varrição.
Já a coleta seletiva, foi implantada em dezembro de 1991 como projeto-piloto, que contemplava apenas quatro bairros. “Atualmente, a Itaurb se destaca no cenário nacional por ser referência em coleta seletiva, que é realizada em 100% da cidade, incluindo os distritos Senhora do Carmo e Ipoema e toda a zona rural”, finalizou Sebastião Onofre, diretor-presidente.