Nessa sexta-feira, 27 de janeiro, na Câmara de Itabira, o prefeito Ronaldo Magalhães participou das eleições de prefeitos e vereadores para os colegiados executivos dos fóruns regionais, programa da Secretaria Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif), que começou no último dia 23 e vai até o dia 13 de fevereiro. Também participaram os prefeitos e vereadores dos municípios de Ferros, Passabém, São Sebastião do Rio Preto, Catas Altas, Itambé e Santo Antônio do Rio Abaixo e, o presidente da Câmara de Itabira, vereador Neidson Dias Freitas.
(61).jpg)
“Esse encontro de hoje, tem como objetivo eleger o prefeito e o vereador do colegiado, que representam os 13 municípios deste microterritório, que fazem parte do território maior, composto por 79 municípios”, explicou Ronaldo Manassés, secretário executivo do Território Metropolitano. Ele ainda explicou que, “a ideia do governo (estadual) é ficar mais próximo dos municípios e da população de uma forma geral, levantando as demandas e as necessidades para que se encontre as melhores possibilidades de atendimento”.
O processo de escolha do prefeito é realizado entre os representantes de cada município presente. Após consenso, o prefeito do município de Ferros, Raimundo Menezes de Carvalho – Diquinho, foi eleito o representante executivo do colegiado e o Prefeito de Itabira, Ronaldo Magalhães, suplente. O presidente do legislativo itabirano, Neidson Freitas, foi eleito representante e o vereador Flagson das Mercês Duarte – Fafá de Isaias – do município de Santa Maria, suplente. Os eleitos ocupam vaga nos colegiados até o final de 2018.
Para o prefeito Ronaldo Magalhães, o Estado encontrou uma maneira de descentralizar a gestão administrativa de forma democrática. “O colegiado é uma forma bastante democrática que o governo criou para ter conhecimento maior dos problemas dos municípios. Principalmente neste momento de dificuldade financeira que todos estão passando, bem como o estado e o Brasil com a economia em baixa. Então, nós temos que buscar alternativas mais inteligentes, que sejam mais discutidas, para que tenhamos realmente resultados melhores”, finalizou o prefeito.
Colegiados
Os colegiados executivos dos 17 territórios de desenvolvimento é o conjunto de pessoas responsáveis por organizar e acompanhar as ações dos seus respectivos fóruns regionais. Estes colegiados são formados, majoritariamente, por representantes da sociedade civil eleitos em plenárias territoriais.
O colegiado também possui representação de diferentes órgãos estaduais e federais com atuação regional, dos poderes executivos e legislativos municipais e de outros órgãos como Ministério Público e Tribunal de Justiça.
O município de Itabira faz parte do Território Metropolitano que, com os outros municípios, concentra 40,8% do Produto Interno Bruto (PIB) total de Minas Gerais. Reflexo disso é o fato da região ter a 4ª menor taxa de proporção de indigentes, ou seja, 23,4% pessoas estão no estado de pobreza. No entanto, 52,2% da população não têm o ensino fundamental completo. O Território representa a 3ª menor taxa de mortalidade infantil do estado, mas tem a maior taxa de homicídios em Minas, segundo dados do governo de Minas Gerais.
Ascom PMI