JOVEM É PRESO APÓS DIFAMAR TENENTE DA PM PELO FACEBOOK APÓS HOMICÃDIO DO FÊNIX
Um jovem de 23 anos foi preso em sua residência por volta das 13h desta quinta-feira, 19 de janeiro de 2017, na Rua Bromélia no Bairro São Pedro em Itabira, acusado de ter usado a rede social do Facebook para difamar um tenente da Polícia Militar de Minas Gerais. Victor Gabriel Passos e Silva foi encaminhado para a delegacia de Polícia Civil onde foi apresentado ao delegado de plantão.

De acordo com a Polícia Militar, durante uma ocorrência de homicídio consumado o oficial concedeu entrevista para a imprensa local, afirmou que o município está vivendo um problema sério por causa das drogas, que as últimas mortes violentas possivelmente foram ocasionadas pela guerra do tráfico, que o problema está também nos usuários que acabam financiando as pessoas que ficam à margem da lei.
Diante da declaração do militar, o acusado teria compartilhado da página do Facebook Ação Antifascista Itabira/MG a publicação com foto do oficial e com dizeres afirmando que o tenente teria recomendado o cultivo caseiro da maconha para os usuários, como sendo uma solução para o financiamento do tráfico que resulta em homicídios. Segundo a polícia, no final da postagem havia também os seguintes dizeres: “#PLANTE #NÃOFINANCIEOTRÁFICO #PolíciaMaconhaÉUmaDelícia”.
Victor Gabriel poderá ser acusado de calunia, difamação e incitação ou apologia ao crime, pois a publicação imputou o militar falsamente fato definido como crime além de ofendido à sua reputação e honra.
A publicação foi compartilhada em 16 grupos alcançando várias pessoas. Após o fato, os policiais foram até a residência do suspeito e fizeram sua prisão, após o registro da ocorrência o detido teve que ser levado até a delegacia de Polícia Civil onde foi apresentado ao delegado de plantão.
DIVULGAÇÃO PMMG