O prefeito de Itabira, Ronaldo Magalhães (PTB), se reuniu com autoridades no Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG), em Belo Horizonte, em busca de alternativas para viabilizar a conclusão de obras na rodovia que liga Itabira ao trevo da rodovia federal 381. No encontro, realizado nessa terça-feira, 10 de janeiro, também foi discutido o asfaltamento dos 15 quilômetros da estrada que liga os distritos de Senhora do Carmo e Ipoema.

Estiveram na reunião o diretor-geral do DEER-MG, Célio Dantas de Brito, o Gerente de Projetos e Captação de Recursos da Prefeitura de Itabira, Wilson Campos, o vereador Reginaldo dos Santos, o deputado estadual Raimundo Nonato Barcelos e o deputado federal Reginaldo Lopes. A autarquia estadual informou no encontro que para a execução da obra de pavimentação do trecho até a 381, a empreiteira detentora do contrato precisa resolver pendências jurídicas. “A informação que tivemos é que a empresa contratada está com dificuldade financeira e não tem as certidões negativas. Mas, estão discutindo juridicamente para resolver”, disse Ronaldo.

O prefeito informou ainda que uma alternativa para melhorar o trevo do bairro João XXIII, próximo ao Distrito Industrial I, também foi pauta da reunião. “É um trecho com grande ocorrência de acidentes e com um sistema de quebra-molas muito complicado. Então estamos buscando uma maneira para fazer esse trabalho pelo DEER mesmo”, afirmou.
Sobre o asfaltamento entre os distritos de Senhora do Carmo e Ipoema, obra estimada em R$ 25 milhões, é necessário que a prefeitura apresente um projeto que, de acordo com Ronaldo Magalhães, será realizado pelo DEER/MG. “A partir do projeto pronto, vamos discutir a questão do custeio desta estrada com o governador. Sabemos que o Estado não está bem financeiramente, mas vamos tentar viabilizar Estado, Prefeitura e Vale – mineradora – fazendo um tripé para que possamos começar os trabalhos”, explicou.

Para o prefeito, a importância desta obra está, especificamente, na interligação de Itambé, Senhora do Carmo, Ipoema, Bom Jesus e a 381. “Esse asfaltamento vai desenvolver economicamente toda a região, principalmente os nossos distritos. Então, estamos buscando alternativas para facilitar o desenvolvimento turístico e econômico do município”, afirmou.
ASCOM PMI