DETENTO DO PRESIDIO DE IPABA É BALEADO APÓS FUGIR ARMADO E ATENTAR CONTRA UM PM EM ITABIRA
ITABIRA(MG)- Na manha deste domingo 25 de dezembro de 2016, feriado de Natal a Central de Operações da Policia Militar recebeu uma denuncia que um homem vestindo camisa cinza, calça jeans e boné marrom, armado com uma arma de fogo ostentando a mesma na Praça Nelson lima de Guimarães.
De acordo com a Policia Militar de imediato o coordenador de Policiamento do Turno Tenente Mirian e o soldado Rafael foram ao local em apoio ao Sargento Sara e cabo Girley, tão logo chegaram ao local depararam com um individuo com as características repassadas, ao aproximarem para realizar a abordagem deram ordem para que o individuo Wesley Braga Viana de 32 anos, ficasse na posição para que fosse feita buscas em suas roupas, próximo de muro, mas esse negou e saiu correndo.

Os Militares então saíram no encalço do fugitivo que em determinado ponto sacou de uma pistola 380 cor preta que estava em sua cintura, virou na direção do Soldado que já estava próximo dele como se fosse atirar, momento em que o Militar em absoluta certeza que seria baleado efetuou um disparo contra Wesley Viana, acertando o braço direito mesmo ferido continuou correndo para despistar os Militares em seu encalço jogou a arma no telhado de uma casa na Rua Trajano Procópio, já na Rua Alfredo Sampaio o Militar visualizou que o fugitivo jogou fora pinos de cocaína, em seguida foi abordado e algemado.
Os Militares voltaram ate a residência na Rua Trajano Procópio, onde o morador autorizou que os PMs fizessem buscas no seu quintal, onde foi encontrada uma pistola. 380 com 14 munições em seu carregador, na agulha pronta para disparar uma munição de ponta oca de uso proibido em cima do telhado, na Rua Alfredo Sampaio foi recolhido 5 pinos de cocaína.

Segundo informações da Policia Militar no momento em que efetuavam a prisão do fugitivo, apareceu um individuo de 30 anos que começou a interferir na ação dos Militares, a Sargento Sara pediu para que ele afastasse, mas o mesmo gesticulava tanto que chegou a tocar na PM o mesmo só paralisou quando viu que o reforço Militar tinha já chegado ao local, onde acabou sendo também preso, esse começou a gritar do porque de sua prisão, ao ser informado sobre o crime de desobediência o mesmo disse que não seria preso, onde foi necessário uso de algemas.
As informações eram que na Praça estavam cerca de 150 pessoas que passaram a noite de Natal naquele local várias dessas pessoas estavam visualmente embriagadas e presenciaram o momento do ocorrido tentando retirar o jovem preso das mãos dos Militares que foram hostilizados com palavrões por varios presentes.
.jpg)
Em conversa com Wesley Viana que foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) solicitado pelos Militares que o escoltaram dentro da ambulância ate o pronto-socorro, onde recebeu atendimento medico, esse relatou que esta em liberdade condicional do Sistema Prisional de Ipaba, que não tinha autorização para estar em Itabira.
Após atendido ele foi conduzido a Delegacia de Policia Civil juntamente a todo material apreendido, onde o Delegado de plantão tomaria as medidas cabíveis, a arma do Militar foi recolhida e o mesmo também foi recolhido para averiguações da ação em legitima defesa.
SILVIO ANDRADE