VEREADOR ELEITO E PRESO POR EXTORSÃO É DIPLOMADO E PODE TOMAR POSSE DIA 1° DE JANEIRO
A defesa tem a expectativa de Ronilson ter a liberdade antes mesmo dele exercer o mandato
O vereador eleito de Caratinga, Ronilson Marcílio Alves, preso por crime de extorsão, foi diplomado por procuração pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) e pode tomar posse no dia 1º de janeiro. O diploma foi entregue ao advogado de defesa nessa terça-feira (20), que entrou com um requerimento junto ao Cartório Eleitoral.

Ronilson estava foragido, foi encontrado e se econtra detido no Presídio de Caratinga desde a última segunda-feira (19)
Segundo o advogado Dário José Soares Júnior, o fato do vereador ter sido preso não o impede de ter a posse de vereador. Ainda segundo a defesa, um pedido de habeas corpus já foi solicitado no Tribunal de Justiça (STJ). Dário tem a expectativa de Ronilson ter a liberdade antes mesmo dele exercer o mandato. Cabe também ao presidente da Câmara Municipal tomar a decisão.
Para a defesa, a prisão preventiva do vereador eleito não tem fundamentação idônea. De acordo com o Artigo 9º do Regimento Interno da Câmara, o vereador que não tomar posse na reunião preparatória, tem um prazo de dez dias do primeiro período da Sessão Legislativa, sob a pena de perda automática do mandato. Provavelmente, Ronilson deve ser escoltado até a Câmara para uma posse no gabinete.
PLOX