PM DE MEIO AMBIENTE PRENDE HOMEM E APREENDE GALOS EM LOCAL CONSIDERADO RINHA NA VILA SÃO JOAQUIM
ITABIRA(MG)- Maus tratos contra animais, promover rinha, animais com ferimentos, isso é abuso e crime. Como se essas possibilidades pudessem esta acontecendo na Rua Prefeito Jose Eliziario Barbosa na Vila São Joaquim, fez com que os Militares do 4° Pelotão de Meio Ambiente juntamente com a justiça que expediu mandado de busca e apreensão fossem ao endereço e apreendesse vários galos índios e objetos de rinha.
.jpg)
Na tarde desta sexta-feira, 16 de dezembro de 2016, por volta de 17h os Militares cumpriram um mandado de busca e apreensão expedido pela juíza de direito Cibele Mourão Barroso de Oliveira, no endereço acima citado local esse onde havia varias denuncias que um homem de 74 anos e outros dois estariam promovendo rinha de galos e maus tratos aos animais, ao chegar no local acompanhados com testemunhas, foi realizado buscas no pavimento superior da residência, onde foi localizado uma pequena estrutura feita de madeira, onde em pequenas gaiolas, sujas e escuras, foram encontrados 6 galos, todos com sinais de maus tratos, por consequência de ter participado possivelmente de brigas.
.jpg)
Os animais estavam com marcas na cabeça e outras partes do corpo, foram encontrados mais 6 no terraço do imóvel, sendo que dois destes estavam em gaiolas pequenas de ferro de maneira que os animais não pudesse se locomover esses também estavam machucados. Outros quatro galos estavam amarrados pelas penas com barbantes curtos causando lesões nos animais.
.jpg)
Os Militares aprofundaram nas buscas, onde encontraram um carpete e placas almofadas que são usadas para servir de arena para pratica das brigas de galos, localizaram também no local, buchas, esporas de aço, esporas de acrílico, biqueiras de aço, transportadores de galos e vários outros equipamentos utilizados para pratica de rinha.
.jpg)
Os animais foram submetidos à tosa das penas da cabeça, pescoço, peito, foi encontrado ainda penas algumas que foram arrancadas inteiras dos animais. Os PMs encontraram um instrumento rotatório usado para exercícios e fortalecimento dos membros inferiores dos galos, vidros de remédios injetáveis usados nos animais após participarem de lutas em muitos casos quando saem feridos.
.jpg)
Os Militares acreditam que outros participantes que não foram encontrados estão conjuntamente com o homem de 74 anos, nesta pratica de crime contra os animais, o homem assumiu sozinho ser dele os materiais apreendidos e os galos.
.jpg)
Intensificando as buscas foi encontrado mais 39 pintinhos e uma galinha em um local não adequado, em demais cômodos da residência mais nada foi encontrado, no mesmo momento em que se cumpria o mandado em Itabira, outra equipe de Militares compareceram também no Sitio Moura no Distrito de Ipoema em cumprimento ao mesmo mandado, ninguém foi encontrado lá, mas com testemunhas os Militares serraram a corrente da porta e realizaram buscas no local, encontrando dentro de buraco na parede de tijolo um cartucho intacto calibre 32, dentro do galinheiro foi encontrado um objeto de metal com ponto utilizado como fisga, usado para matar animais.
Diante do ocorrido os Militares deram voz de prisão ao homem e juntamente com todos os materiais apreendidos foram levados e entregues na Delegacia de Policia Civil onde o Delegado de plantão tomaria as providencias cabíveis.
SILVIO ANDRADE