A reunião da Câmara nesta terça-feira (29) não contou com votação de projetos no plenário. Estavam na pauta os Projetos de Resolução 80 e 83/2016, que aprovam relatórios contábeis da própria Câmara, referentes aos meses de setembro e outubro, respectivamente.
(20).jpg)
Mas o vereador Tãozinho Leite (Solidariedade) solicitou vistas nas matérias. No entanto, a leitura de matérias que serão discutidas nos próximos dias mostra que os vereadores terão muito trabalho nesta reta final de mandato. O Plano Decenal de Cultura, o Plano Diretor e projetos sobre salários dos secretários municipais, prefeito e vice-prefeito e mudança de tempo no mandato da mesa diretora da própria câmara devem movimentar as reuniões. De acordo com o Presidente da Câmara vereador Rodrigo Assis Diguerê (PV), não haverá pressa em aprovar os projetos, uma vez que os vereadores deverão discutir cada matéria nas comissões temáticas.
Já nesta quinta-feira (1º) haverá reunião extraordinária para votação em primeiro turno do Projeto de Resolução que altera o mandato da mesa diretora da casa, de um par dois anos. Diguerê destacou ainda que o projeto sobre o aumento de salário dos secretários municipais e prefeito e vice-prefeito deve ser discutido junto com a Comissão de Transição do futuro governo municipal. Os demais projetos seguirão um calendário de tramitação com amplas discussões nas comissões temáticas.
Parlamento Jovem
A Câmara entregou os certificados do Projeto Parlamento Jovem aos estudantes que participaram este ano. Além dos estudantes, os parceiros Funcesi, Colégio Nossa Senhora das Dores e Transita receberam o certificado. O Parlamento Jovem 2016 contou com a participação de 35 estudantes do ensino médio que discutiram o tema ‘Mobilidade Urbana’.
(38).jpg)
Junto às Câmaras de João Monlevade e São Gonçalo do Rio Abaixo, a Câmara de Itabira foi polo das discussões, que terminou com a aprovação de 6 propostas regionais. O Presidente da Câmara Rodrigo Diguerê destacou que o projeto é um dos legados dessa legislatura, que ainda implementou a Escola do Legislativo de Itabira. “Sem dúvida, o Parlamento Jovem é um marco dessa legislatura, já que a Câmara passou a contar com a Escola do Legislativo Professor Paulo Neves.
Isso vai dar mais oportunidades aos jovens de ter contato com a política de maneira didática e abrir portas para o aprendizado de toda a comunidade”, destacou Diguerê.
Água
(31).jpg)
A qualidade da água voltou a ser tema de reclamações na Câmara municipal. Desta vez a comunidade do distrito de Senhora do Carmo enviou amostras da água que está sendo distribuída. De acordo com o vereador José Mauro (PV), várias reclamações foram feitas ao SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto, mas nenhuma providência foi tomada. O vereador disse que a Estação de Tratamento de Água do distrito esta comprometida e que o SAAE até comprou novos equipamentos, mas ainda não instalou.
Minuto de Silêncio
(13).jpg)
A Câmara prestou homenagem com um minuto de silêncio pelas vitimas da tragédia do avião que caiu com o time da Chapecoense e jornalistas que faleceram na ultima segunda- feira.