O aumento da passagem do transporte coletivo em Itabira repercutiu na Câmara Municipal durante a reunião desta terça-feira (22). Os vereadores estão cobrando da Superintendência de Transportes e Trânsito (Transita) o envio de um relatório para analisar os reais motivos que levaram ao aumento da passagem que foi de R$ 3,10 para R$ 3,65.
(17).jpg)
O vereador Bernardo Mucida Oliveira (PSB) foi o primeiro a se manifestar e ganhou o apoio de outros vereadores. Mucida criticou o índice de aumento aplicado e pediu que a Câmara enviasse um oficio cobrando as planilhas. “Quero pedir que a Transita mande a planilha para essa casa para a gente ver o porque houve este aumento, a titulo de conhecimento e esclarecimento, para que possamos saber o que justifica esse aumento”, afirmou o vereador.
Allain Gomes (PDT) também criticou o aumento e pediu que a Transporte Cisne realize melhorias no serviço prestado. De acordo com ele, o aumento da passagem deve ser revertido em investimentos. “Queremos fiscalizar que o aumento é real ou válido, mas não podemos deixar de cobrar a melhoria do transporte. Sabemos que tem aumento nos gastos, mas não podemos deixar de cobrar nesta Casa”, disse o vereador.
O vereador Ronaldo Meireles de Sena “Capoeira” (PV) disse que este ano o aumento da passagem foi “abusivo” e também cobrou explicações. “Há anos que a passagem tem um aumento de 10 centavos, este ano eu achei muito abusivo. Eu gostaria de saber porque foi este valor, então, eu deixo a minha critica registrada”, reclamou Capoeira.
Votação
O Plenário da Câmara aprovou em primeiro turno o Projeto de Lei 65/2016, que “denomina ‘Professora Ivone Citi’ o CEMEI do Bairro Gabiroba”. A matéria é de autoria dos vereadores Rodrigo Assis Diguerê (PV) e Bernardo Mucida (PSB). Em segundo turno foi aprovado o Projeto de Lei 63/2016,de autoria do vereador Ronaldo Capoeira (PV), que “dispõe sobre a execução do Hino Nacional e do Hino de Itabira nas escolas do ensino fundamental”.
Homenagem
(27).jpg)
O vereador Tãozinho Leite (Solidariedade) entregou duas honrarias durante a reunião.
A ação foi autorizada pela Mesa Diretora. A empresa Marcenaria São José recebeu o diploma de Honra ao Mérito e o cantor e radialista Santo Reis recebeu a Medalha Carlos Drummond de Andrade.