A direção do Sindicato Metabase de Itabira e Região rejeitou mais uma contraproposta feita pela Anglo American durante a terceira rodada de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). O encontro foi realizado nesta terça-feira, 22 de novembro, em Itabira. O sindicalistas recusaram a proposta ainda na mesa de negociação e criticaram a postura da empresa.
.jpg)
A Anglo ofereceu um reajuste salarial de 2% retroativo a 1º de setembro e 3% a partir de fevereiro de 2017, além de 5% no cartão alimentação de uma só vez, o que foi rejeitado pelos sindicalistas. Atualmente o cartão alimentação é de R$ 520,00 e com a contraposta apresentada pela empresa, este valor subiria para R$ 546,00.
Estes valores, segundo o diretor tesoureiro Carlos Roberto Assis Ferreira “Carlão”, são irrisórios e frustra todas as expectativas dos trabalhadores.
“Lamentável a postura da empresa frente às negociações coletivas, que já começaram com atraso, tendo em vista que a data base é 1º de setembro. A empresa ignora as reivindicações dos trabalhadores, fazendo uma proposta extremamente em desencontro com a situação econômica que os trabalhadores enfrentam, tendo dificuldades de se manter naquela região. Parece que a Anglo entende que os trabalhadores têm que receber salário mínimo”, defendeu o sindicalista.
A data da nova rodada de negociação será confirmada pela Anglo American nos próximos dias.