A direção do Sindicato Metabase de Itabira e Região se reúne nesta quarta-feira (9) com a Anglo American para dar início às negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), dos trabalhadores lotados em Conceição do Mato Dentro e Região. O encontro será às 10h em Belo Horizonte.
.jpg)
(27).jpg)
Na última quinta-feira (3) a empresa e o sindicato se reuniram para abertura das negociações do ACT 2016, mas a empresa apenas apresentou aos sindicalistas seu novo gerente de Recursos Humanos (RH), Ronaro Moura Marinho. Neste novo encontro o Metabase voltará a cobrar da empresa a sua pauta de reivindicação e a melhoria dos benefícios aos trabalhadores.
Dentre as principais propostas apresentadas à Anglo, os trabalhadores reivindicam a recomposição salarial com base na inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) até 31 de agosto de 2016, registrada em 9,62%, levando em consideração que a data base é 1º de setembro. Além disso, é cobrado da empresa um ganho real na ordem de 5%, o aumento do cartão alimentação de R$ 520,00 para R$1.067,00 e o retorno do auxílio moradia.
Segundo o diretor tesoureiro do Metabase, Carlos Roberto Assis Ferreira “Carlão” os trabalhadores da Anglo estão com dificuldades para se manterem em Conceição do Mato Dentro e também nas cidades da região devido ao corte dos benefícios.
“A retirada do auxilio moradia colocou os trabalhadores em uma situação econômica financeira muito difícil. Nós entregamos a pauta para a empresa no dia 18 de agosto e esperamos que durante as negociações desta quarta a Anglo já tenha uma proposta formalizada e que atenda os anseios dos trabalhadores. Não podemos deixar de lembrar que no último acordo a empresa só recompôs 5% do salário, enquanto a inflação atingiu a casa dos 10%, o que deixou a remuneração defasada”, afirmou o sindicalista.