VENCER EM TEMPOS DE CRISE É POSSÃVEL, AFIRMA RAFAEL LUCCHESI EM PALESTRA NA ACITA
Qual o segredo das empresas que crescem? É possível vencer em tempos de crise?
(5).jpg)
Essas foram algumas questões abordadas pelo palestrante e consultor Rafael Lucchesi em palestra ministrada na Acita, Associação comercial Industrial de Serviços e Agropecuária de Itabira, durante mais uma edição do Café Empresarial.
(3).jpg)
“Aprendendo com quem cresce em tempos de crise”, foi uma aula com injeção motivacional para empresários e empreendedores que assistiram à palestra. O evento aconteceu na manhã desta quinta-feira, 20 de outubro, no auditório da entidade.
(2).jpg)
O Presidente da Acita, Eugênio Müller, em seu pronunciamento agradeceu a presença dos convidados e ressaltou a importância do fortalecimento dos empreendedores locais. Eugênio falou do compromisso que a Associação assumiu em adquirir produtos de empreendedores da região para servir nos eventos. No Café Empresarial as guloseimas foram adquiridas de produtores do Quilombo Santo Antônio, “Quitandas do Quilombo”. A cada evento um produtor será prestigiado.
(2).jpg)
De acordo com o palestrante as empresas que sobressaíram nesse período de crise, são visionárias. Enquanto outras entraram na crise, doentes e não conseguiram sobreviver “Tudo que a gente está tentando fazer agora, as empresas vencedoras já se anteciparam e fizeram na época da bonança”, garantiu Rafael Lucchesi.
Rafael Lucchesi citou vários exemplos de empresas que conseguiram aumentar os lucros e crescer em período de crise, seguindo estratégias e com muito planejamento.
(3).jpg)
As inovações tecnológicas podem parecer um labirinto para determinados empresários, enquanto essas mesmas tecnologias são um diferencial e impulsionam o crescimento em outras empresas. Segundo Lucchesi estamos na quarta revolução industrial, com a realidade de carros autônomos e impressoras 3 D, que vão produzir de roupas à peças de avião. “Não temos como fugir da tecnologia, é para isso que a coisa está apontando”, disse.
(3).jpg)
Para o consultor o segredo das empresas que crescem pode ser resumido em sete passos: Não parar na crise, Ter pensamento estratégico, Ter Cultura financeira, Ter gente engajada, Ter canais on line, Gerar valor para o cliente e por último, Cooperar.
“A empresa que dá mais resultado é a empresa que tem uma gestão integrada, projetos estratégicos com metas, planos e diretrizes”, ressaltou o consultor.
Por fim Rafael constatou que inovar é fazer diferente, criar novas receitas. “Faça diferente, ou você será estranhamente surpreendido”.