METABASE SE REÚNE COM A VALE NA PRÓXIMA TERÇA, DEFASAGEM SALARIAL Jà PASSA DOS 19%
O Sindicato Metabase e a Vale começam na próxima terça-feira, dia 18 de outubro, a negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2016/2017.
De acordo com o sindicato, a defasagem na folha de pagamento da empresa é de 19,51%, após 23 meses de salários congelados. O Metabase informou ainda que desde outubro de 2014 a empresa não concede reajuste salarial, o que “diminui o poder de compra dos trabalhadores devido à inflação”.
(20).jpg)
Segundo o presidente do sindicato, Paulo Soares de Souza, a remuneração variável da empresa também foi “achatada”. De acordo com ele, de 2009 a 2014 os trabalhadores receberam uma média de 5,6 salários de Participação nos Lucros e Resultados (PLR), no entanto, em 2015 a empresa não pagou esta remuneração aos funcionários. Ele lembrou que só após muita cobrança do Metabase é que a Vale concordou em pagar um salário referente à PLR de 2016.
“Nós vamos com tudo para esta reunião com a Vale no dia 18. Não dá mais para aguentar tanto prejuízo, é o que eu sempre venho dizendo, a Vale tem que olhar mais para os seus trabalhadores, porque a empresa tem grandes condições de fechar um acordo justo, com um reajuste digno. Só para se ter uma ideia, somente com a PLR nós temos uma perda salarial de mais de 30% na remuneração anual dos trabalhadores. Não dá para continuar deste jeito”, cobrou o sindicalista.