ITABIRA(MG)- A Policia de Meio Ambiente do 4 ° Pelotão Mat. da 12ª Companhia realizou nesta sexta-feira, 23 de setembro de 2016, a Operação Alferes Tiradentes onde após ter registrado diversas denuncias que informavam os locais e lugares onde estaria acontecendo constantemente caça predatória de animais silvestre na região rural da Fazenda Santa Cristina pertencente à Itabira.

De imediato os Militares já com o nome do suspeito e apelido começaram o rastreamento, segundo os PMs o individuo denunciado estava sempre em companhia a outros indivíduos de Belo Horizonte praticando o crime.

Ao chegarem à propriedade denunciada, os Militares visualizaram na varanda três pássaros da fauna silvestre que se encontravam em cativeiro de forma irregular, em conversa com um familiar do denunciado, essa disse que o suspeito “Lico” era o dono dos pássaros, mas que o mesmo não estava em casa.
Com autorização dos ocupantes da residência os Militares então realizaram buscas pelo local, onde no quintal depararam com uma armadilha de ferro utilizada para apreensão de animais, seis cães da raça americana muito comum no uso de caçadores, dentro da casa no quarto do denunciado encontraram escondida atrás de um guarda-roupa uma espingarda calibre 36 por cima do móvel três cartuchos do mesmo calibre.

OS Militares continuaram as buscas e num determinado momento o tirocínio Militar falou mais alto ao deparar com uma caixa d água em que essa era utilizada para guardar ração animal, os PMs resolveram remove-la vindo a encontrar por debaixo um buraco e nesse um cano plástico com tampão ao retirar o mesmo encontraram em seu interior mais duas espingardas sendo uma calibre 32 e outra calibre 28 também uma arma branca conhecida por fisga e diversos cartuchos, cartelas de espoletas, um pote contendo pólvora branca.
Em conversa com os Militares a proprietária da casa disse que não tinha conhecimento sobre as referidas armas encontradas, pois frequentemente sai para trabalhar de manha e só retorna no final do dia, mas declarou que todo o material e os animais encontrados em sua casa provavelmente pertencem a seu filho que não estava.
A proprietária contou que sempre sua chácara é frequentada por outras pessoas que chegam em uma caminhonete Ranger branca e adentram a mata próximo de sua casa levando os cães para caçar.
Os Militares então receberam uma denuncia que o filho da mulher estaria trabalhando em uma fazenda pouco distante do local, após explicações os Militares foram a tal fazenda mais o suspeito não se encontrava lá.
Em consulta feita não foram encontrados nenhum registro das armas que foram apreendidas, como os demais pássaros e todo material ilícito.
Os pássaros foram encaminhados ao medico veterinário para verificação se os mesmos podem ser inseridos novamente em seu habitat natural, as armas foram entregues na Delegacia de Policia Civil.
SILVIO ANDRADE