AS Notícias Online
HOME ESPORTE GERAL POLÍCIA POLÍTICA EMPREGOS MULHERES AGENDA COLUNISTAS VÍDEOS
Boa madrugada - Itabira, segunda, 22 de dezembro de 2025 Hora: 01:12

GERAL
HOMENAGEM DA FUNCESI "10 ANOS SEM DOM MÃRIO"
21/09/2016

Passados dez anos de sua partida, a Funcesi relembra do seu fundador com carinho e saudade

O dia 16 de setembro de 2006 ficará para sempre na memória de Itabira. Nesse dia, pouco antes do meio-dia, entrava definitivamente para a história da nossa cidade uma das pessoas mais queridas e respeitadas. Falecia Jesus Teixeira Gurgel, ou melhor, Dom Mário Teixeira Gurgel, nome religioso que ele adotou e que carregou para o resto da vida.

Cearense de nascimento, itabirano de coração, chegou à nossa cidade em 1971, quatro anos após ser sagrado bispo no Rio de Janeiro. “Vim porque nenhum bispo queria vir”, relembrava. Isso se deu porque Itabira atravessava, naquela época, um período de instabilidade e conflitos.

Dom Mário comandou por 25 anos o destino da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano. E foi dele, dentre outras iniciativas, a ideia de se criar a Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira - Funcesi. Em 1993, a única escola de ensino superior da cidade corria o risco de ser fechada. Homem preocupado com os destinos de Itabira, Dom Mário liderou um movimento que resultou na criação da Funcesi, mudando completamente a história da educação em nosso município.

Um pouco de história

Dom Mário Teixeira Gurgel nasceu na cidade de Iguatu, no Ceará, em 1921. Foi ordenado padre em 1944. Em 1966 foi subsecretário geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil. Cinco anos mais tarde foi nomeado bispo da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, em junho de 1971. Em 1996 tornou-se bispo emérito.

O trabalho comunitário foi uma de suas marcas mais relevantes. Em momentos de incerteza ou incredulidade, ele dizia: “Quando o povo constrói, não destrói”. Durante sua vida em Itabira, Dom Mário acompanhou a transformação pela qual a cidade passaria. Foram diversos prefeitos, a privatização da Vale, a urbanização da avenida João Pinheiro e, principalmente, a criação da Funcesi.

Além disso, foi provedor do Hospital Nossa Senhoras das Dores, ajudando a instituição a administrar uma das mais críticas crises financeiras da sua história. Com trabalho e a ajuda da equipe, empreendeu diversas ações para viabilizar o hospital, importante equipamento na garantia da saúde da população.

Neste mês de setembro, ao completar dez anos de seu falecimento, a Funcesi agradece a Dom Mário por sua luta em prol da criação da instituição. À sua memória, o nosso MUITO OBRIGADO








INFORMAÇÃO COM RESPONSABILIDADE! Whatsapp: (31) 9 8863-6430
E-mail: contato@asnoticiasonline.com.br
AS Notícias Online 2025. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvedor: (31) 98883-9232
CONTATO
É proibida a reprodução desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.